Sabe-se que atualmente as pessoas que não utilizam a internet como meio de comunicação está a margem de uma gama de conhecimento, porém é fato que existem uma boa parte da sociedade que o está. O governo tenta solucionar tal problema implantando vários projetos que criem mecanismo de minimizar essa situação, entre eles, está os laboratórios de informáticas, e aí esbarra em outro problema: '' nem todos os professores sabem utilizar de forma pedagógica esse recurso!''
È possível que se utilize a internet com um facilitador na prática pedagógica; desde que se tenha um norte, planeje as atividades propostas com antecedência na qual se proponha indagações acerca do tema a ser trabalhado para que o aluno possa buscar informações.
No entanto para que tal fato realmente tenha proveito é preciso que tanto aluno quanto professor tenha uma noção cognitiva de uma boa leitura onde o mesmo detenha a capacidade de elaborar e interpretar texto e principalmente ter manejo das ferramentas disponíveis no computador. Porém, para se ter tais habilidades é preciso que tanto aluno como professor esteja sempre em contato com a máquina, que tenha acesso à internet, que tal acontecimento se torne parte de sua realidade, só, assim, naturalizando seu uso o aluno/professor adquirirá autonomia e qualidade no acesso as informações digital.
Agradeço ao Papai do Céu por vc ter me dado o toque dessa capacitação, pois se não fosse assim eu faria parte da estatística dos que se encontram a margem do conhecimento tecnológico. Um abraço e até lá no teu querido e adorado município.
ResponderExcluir